Seja Bem-Vindo
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Stegosaurus Armatus

Stegosaurus
© Universal Pictures

Dinopédia:
Altura: 4,5m Machos, e 4m Fêmeas
Comprimento: 11m Machos, e 8m Fêmeas
Peso: 4 toneladas Machos, e cerca de 2,5 Fêmeas
 
Os Stegosaurus são os dinossauros que nunca deram nenhum problema à InGen.
São calmos, e pais protetores que cuidam de seus filhotes até que eles crescem e sejam independentes um dos outros e depois do filhote já grande ele vai a busca de uma nova família, ou fica no bando em que nasceu, e os filhotes parecem se dar muito bem com os humanos, já os adultos não, se um adulto ver o filhote brincando com um humano ele pode perder a paciência e atacar o mesmo.

O Stegosaurus possui uma arma que pode ser um risco para qualquer carnívoro que queira caçá-lo.
Diferente do Ankylosaurus que possui uma enorme clava no final da cauda, o Stegosaurus possui quatro espigões também no final da cauda.

Estes espigões lhe dão muita vantagem, já se pode ver um Stegosaurus atacando um T. rex, mais por sorte, seus espigões pegaram apenas em seu pé esquerdo fazendo ele quebrar. O tratamento durou oito meses diretos, como o enorme T. rex em coma, depois o colocaram bem longe do setor do Stegosaurus. Ele gosta de áreas bem claras, desde que seja com bastante floresta, e também gostam de rios bem grandes onde podem matar sua sede.

As placas existentes nas suas costas servem para atrair parceiros na época de reprodução, pois elas assumem uma coloração verde, ou uma coloração mais viva e forte para conseguir uma fêmea para se acasalar, estas placas lhe servem também como um ar condicionado, se tivesse com frio, as placas iam aquecer ele, e se tivesse calor às placas iam esfriar seu corpo apenas um pouquinho.

Eles convivem muito bem com os Triceratops, mais o Stegosaurus prefere viver sozinho com os outros animais da sua espécie, que pode se proteger uns aos outros. Nunca foi visto nenhum animal do bando sozinho. Nas duas ilhas tinha um planta venenosa chamada Lilás-do-Caribe, que se digerida pode-se dar várias doenças, ou até levar o animal à morte, e infelizmente 2 animais morreram na Islã Nublar por estas plantas que eram digeridas acidentalmente juntamente com plantas rasteiras pelo Stegosaurus, e uma fêmea de Triceratops também morreu.
Infelizmente não era possível retirar toda a vegetação do lugar, pois se eles tirarem o Lilás-do-Caribe retiraria também as plantas rasteiras que eram as favoritas dos Stegosaurus.

Já na Islã Sorna o Lilás-do-Caribe não nasce juntamente com as plantas rasteiras, e o Stegosaurus evita o máximo possível para não comer estas plantas que podem lhes trazer um grande mal. Vários animais que acidentalmente comem está planta já morreram. Foram criados inicialmente 20 Stegosaurus sendo que 6 foram levados para a Islã Nublar para serem apresentados no Jurassic Park e lá também 2 morreram com a doença incurável do Lilás-do-Caribe.

Os 14 que ficaram na Islã Sorna estavam se reproduzindo muito, mais infelizmente o Spino entrou na área e matou um pequeno filhote indefeso que estava se alimentando longe do bando, e os pais não chegaram à tempo, mais foi apenas este acidente que aconteceu com os Stegosaurus.

A InGen tinha planos de criar mais uns 15 ou 20 animais, mais infelizmente a Islã Sorna foi abandonada antes dos cientistas começarem a produção dos animais.

Casal de Stegosaurus
© Jurassic Park Mania

Fontes: The Lost World, Arquivo InGen.

Um comentário:

  1. Ola João Pedro, Bom você citou que uma fêmea de Triceratops havia morrido devido ter comido Lilas-do-caribe ! Mas eu me lembro que não que quando a Paleobotânica analisou as fezes não encontrou nenhum rastro dessa planta mas sim ratos ! Creio que ela foi a óbito por conta de alguma doença transmitida por ratos ! Me corrija se estiver errada .. Um abraço !

    ResponderExcluir